• Paula Costa, Artista Plástica

Artista Visual. Rio de Janeiro, Brasil.

Direito de Utilização de Imagens exclusivamente de Paula Costa, sem autorização para cópia ou compartilhamento.

All Material Copyright © 2019 Paula Costa. Site Design & Build Paula Costa 

[ PAULA COSTA para BOTICÁRIO ] 

A artista visual Paula Costa foi convidada pela marca Boticário para criar uma instalação com sua arte viva na loja conceitual da marca, Boticário Lab, em Curitiba, conectando sua arte com a arte da perfumaria. 

A instalação com 3.000 ficou em cartaz e recebeu o público de 14 a 27 de junho de 2019, em Curitiba.

ESSÊNCIAS

“A arte é uma flor nascida no caminho da nossa vida e que se desenvolve para suavizá-la” (Arthur Schopenhauer)

 

O universo da artista Paula Costa e o do perfumista possuem um vínculo tão forte quanto delicado. Mergulhados na essência de suas produções, eles se alimentam da conexão com a natureza, a qual usam como matéria-prima para mostrar a transformação e a beleza da vida, a ligação do ser humano com o divino. Nada mais natural, portanto, que essa união se materializasse, como acontece na instalação Essências por Paula Costa, uma parceria com O Boticário Lab. 

 

No aroma de sua manifestação mais pura, a flor, condensam-se memórias e desejos. E é utilizando-se dessa aparição efêmera que Paula costura sua obra e nos permite viver uma nova experiência através da arte, sua forma de expressão primordial. A natureza, oráculo no qual a artista busca inspirações e respostas, floresce em todo o seu esplendor diante de nossos olhos.

 

O amarelo das 3 mil rosas representa a luz, divina e solar, o calor que nos abraça, o amor verdadeiro. Nelas, Paula usou fios de lã para bordar palavras e signos, construindo um caminho a ser percorrido pelo visitante. O alinhavar que aparece na instalação sempre esteve presente em sua vida e obra, estilista ela mesma, e foi uma das formas encontradas em suas pesquisas para unir passado, presente e futuro. Durante essa vivência, no entanto, o amarelo se transformará em outras tonalidades derivadas, assim como seu aroma – uma representação da constante mutação da própria vida. 

 

Ao exibir a instalação ao público, Paula Costa e O Boticário Lab convidam todos a vivenciar essa conexão entre suas artes, tão presente em ambos os processos – da artista e da perfumaria –, que bebem da mesma fonte e deságuam em formas de expressão da nossa verdadeira essência. 

 

Ana Carolina Ralston

Curadora