sobre
ARTISTA PLÁSTICA - COMUNICADORA - PERFORMER
Por Cristina Burlamaqui, Curadora da sua primeira exposição solo Transborda, “a delicadeza da folha bordada surpreende com palavras certeiras e poéticas e assim projeta uma experiência renovada que oxigena a arte. O bordado na matéria viva nos transporta a uma nova relação espiritual de energia gerando
uma arte à flor da pele e novas questões para a arte contemporânea, em que a tela é a folha ou a rosa.. “
-
A artista multimídia Paula Costa encontrou na beleza da finitude uma maneira de se relacionar com sua própria história.
Seu trabalho como artista plástica teve início em 2016 e transita dentre as dicotomias “eternidade x finitude”, "infinito x transitório” e “matéria x efemeridade”; simultaneamente através da arte viva.
Para Ulisses Carillho, Curador da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, (...) a pétala da flor é ora pele, ora carne no discurso de Paula.
Mira na possibilidade das flores e folhas, cuja ação do tempo torna-se evidente, tornarem-se coisas outras.
Paula Costa não empurra o fim das coisas para depois pois o gesto ousa não deixar o fim chegar. Interpela uma vida e, no exercício que se dá na escala meticulosa da superfície vegetal, forma um caderno botânico de páginas verdes e maduras. O tempo das coisas prossegue seu curso numa vida outra, que não chega a encarar vidas com fim (...)
-
As obras são iniciadas pela artista mas finalizadas pela própria ação do tempo no curso natural da vida, dia após dia.
Com esta singularidade, a artista propõe ao espectador não somente reflexões sobre a efemeridade, mas no esforço de imortalidade através da transformação, numa mensagem que permanece ad infinitum.
Trabalhando com arte viva, multimídia e performance, Paula desenvolveu uma nova maneira de se relacionar com sua própria história, já que perdeu os pais ainda jovem. Na memória, imagens da sua mãe costurando roupas e criando arranjos florais. A singularidade da obra viva de Paula Costa guarda delicadeza, força, coragem e feminilidade.
exposições
EXPOSIÇÕES SOLO
2019 | (IM)Permanência, Belas Artes, São Paulo
2019 | Ephemera, QG FHits, São Paulo
2018 | Dance, Brazil Fashion Forum, Miami / EUA
GROUP EXHIBITIONS
2018 | Ephemera, Galeria Emmathomas, São Paulo
2017| Transborda, Espaço Movimento Contemporâneo Brasileiro, Rio de Janeiro
EXPOSIÇÕES EM GRUPO
2018 | O Poder do Feminino, Art Lab Gallery, SP
livros
Transborda, lançado de maneira independente em 2018 com sua primeira edição esgotada.
(IM)Permanência, lançado em 2019 pela Editora Arte Ensaio.
imprensa
Ao longo dos anos tive a oportunidade de contar um pouco da minha história, da minha trajetória como artista plástica, minhas performances e exposições, dividindo um pouco desse meu universo com vocês. Abaixo alguns desses relatos publicados em sites, revistas e jornais de todo o Brasil.